A FAMÍLIA, UMA ESCOLA DE VIRTUDES

A FAMÍLIA, UMA ESCOLA DE VIRTUDES
Sin categoría

Deus queria nascer em uma família para que ela pudesse cuidar dele, protegê-lo, ajudá-lo e aceitá-lo como ele era. Quando Jesus nasceu em uma família, o Filho de Deus santificou a família humana. Mas como foi a Sagrada Família? A Virgem Maria e São José cuidaram de Jesus, trabalharam duro e trabalharam para que ele fosse feliz e tivesse um futuro, assim como todos os pais se comprometeram com seus filhos, independentemente da sua nacionalidade e crenças políticas e religiosas.

Com sua oferta a Deus, ambos também santificaram a vida familiar e profissional. Como costumava naquela época, as crianças ajudaram suas mães molhando trigo e transportando água do poço e seus pais em seu trabalho diário. Desta forma, Jesus aprendeu a trabalhar e a ajudar sua família generosamente. Ele sendo todo poderoso obedeceu seus pais humanos, confiou neles, ajudou-os e amou-os. O que o ensino de Jesus nos dá, que poderia ter reinado no mais suntuoso do palácio e ser obedecido por todos! Ele, por outro lado, rejeitou uma vida de poder e luxo e preferiu compartilhar uma vida comum com a gente. As famílias de hoje têm na Sagrada Família de Nazaré um exemplo intemporal e bonito de virtudes como a obediência, o amor, o carinho, a simplicidade, a bondade, a humildade, a caridade, a diligência, etc. E é que a família é a melhor escola de virtudes e valores.

Um trabalho bonito e delicado que busca amor e carinho dois grandes aliados. “A família é a primeira comunidade de vida e amor, o primeiro ambiente onde o homem pode aprender a amar e se sentir amado, não só por outras pessoas, mas também e acima de tudo por Deus (João Paulo II,” Encontro com Famílias ” , Chihuahua 1990) “. Especificamente, o Papa João Paulo II em sua Carta às Famílias nos diz que é necessário que os maridos dirijam seus corações e pensamentos para com Deus, de modo que sua paternidade e maternidade encontrem nele a força para se renovar continuamente apaixonados. Assim como a salvação do mundo veio pelo coração da Sagrada Família, o futuro dos povos também passa hoje através do coração da família, um núcleo social autêntico e sua maior esperança.